domingo, 24 de outubro de 2010

BASES PSICOMOTORAS

A primeira base é a tonicidade responsável por gerenciar a postura, atitudes e adequações de gestos. Está relacionada a resistências, tensão e distensão, ao estado de atenção e pode ser considerada uma dimensão inconsciente da relação. A segunda base é a equilibração, ligada ao sistema proprioceptivo, que fornece informações sobre a noção corporal. É importante para a sensação da posição do corpo em movimento e permite e distribuição do peso corporal em relação ao espaço e o tempo,. A terceira base é a lateralização tem importância fundamental nos aprendizados, a distinção dos lados do corpo; reflete na direção, sentido e orientação corporal. A quarta base é a noção de corpo é a elaboração das experiências vividas por seu esquema corporal e o reconhecimento desse esquema que lhe propiciará a constituição da identidade corporal, sua imagem, ou seja, a atribuição simbólica de um “eu” ao seu corpo físico. Mantém relação direta com o inconsciente e é a formação do núcleo da personalidade, importantíssima na constituição do psiquismo do indivíduo. A quinta base é a estruturação espaço-temporal a relação de dados espaciais e dados temporais que capacita/adequa os movimentos e dá o ritmo da vida biológica e psicológica. Possibilita o indivíduo se coordenar na seqüência dos gestos, localizarem partes do seu corpo no espaço e organizar a vida cotidiana. A sexta base é a praxia global e a sétima base a praxia fina. Observamos nas crianças pequenas como se movimentam de forma muito primitiva, usam de muita força, são desajeitadas e após a exploração do seu corpo e dos seus espaços, no correr, girar, subir, descer, agarrar, pular e etc, refinam sua motricidade. Suas experiências naturais nas brincadeiras exploratórias ensinam naturalmente o refinamento dos movimentos e a modulação da força aplicada nas diversas situações. A coordenação motora global é a precedente da fina. A praxia fina permitirá, por exemplo, realizar um movimento de pinça para pegar um objeto pequeno, segurar um lápis ou uma colher. Esse crescimento natural do movimento mais amplo ao mais refinado reflete a maturidade psicológica do indivíduo na organização e compreensão mental do mundo ao redor.  A praxia global é requisito para o desenvolvimento da praxia fina e consequentemente o desenvolvimento de atividades neurológicas e cognitivas mais complexas e mais elaboradas. Pensamentos e ações simbólicas nascem de contextos vivenciais e indicam boa saúde “psico e motora”. 


Rosália Cavalcanti

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